Na fisioterapia, a acupuntura é uma técnica complementar que pode ser utilizada em conjunto com outras abordagens terapêuticas para tratar uma variedade de condições. Ela é uma técnica da medicina tradicional chinesa, acredita-se que no corpo humano existem canais de energia chamados de meridianos e nesses meridianos juntamente com o sangue flui o “QI” (energia vital).
A fisioterapia utiliza a acupuntura para tratar uma ampla gama de condições, incluindo dores musculares e articulares, lesões esportivas, dores de cabeça, fibromialgia, dor lombar, distúrbios do sono, entre outras. A acupuntura pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor, melhorar a circulação sanguínea e a mobilidade articular.
São realizadas sessões de acordo com cada paciente e a sua necessidade, portanto o tratamento não se limita apenas a agulha, ele pode ser complementado com ventosaterapia e auriculoterapia.
As sessões tem duração em média de 20 a 30 minutos, com o paciente deitado em uma postura confortável que facilite o acesso aos pontos selecionados e para melhor manejo das agulhas. É importante lembrar que a técnica não causa dor ou desconforto e será utilizada a partir de uma avaliação prévia realizada por um fisioterapeuta especializado.