McKenzie é um método, de avaliação e tratamento da dor na coluna, pescoço e extremidades (ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho e tornozelo), desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês, Robin McKenzie. Ele vem sendo amplamente utilizado em todo o mundo, há mais de 30 anos.
Seguindo uma filosofia de educação, envolvimento ativo e primando pela independência do paciente (autotratamento) o Método Mckenzie vem sendo reconhecido no mundo, como uma ferramenta extremamente importante e eficaz no tratamento de dores e problemas musculo esquelético.
Uma de suas características fundamentais é a avaliação inicial extremamente detalhada– uma maneira segura e confiável para alcançar um diagnóstico mecânico preciso e só depois traçar o plano de tratamento adequado. Após a avalição, o cliente será classificado e orientado sobre os exercícios que deve fazer, as posturas que deve adotar e as que precisará evitar temporariamente. Caso o problema tenha uma apresentação mecânica mais complexa, poderá ser aplicada técnicas complementares de terapia manual até que você possa se autotratar.
O objetivo é ser o mais eficaz possível no menor número de sessões. Um tratamento que você pode fazer 5 a 6 vezes ao dia tem mais chances de ser eficaz num período mais curto de tempo do que um tratamento aplicado por um terapeuta de 1 a 2 vezes por semana. Isso pode diminuir o número de visitas à clínica, economizando seu tempo e dinheiro. Em resumo, a maioria dos pacientes pode se autotratar com sucesso quando lhe são fornecidas as informações e ferramentas necessárias.